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O Poder da Graça na Vida e Obra de
Dostoiévski.
Se há uma palavra
que pode ser usada para definir a força espiritual e moral que sustenta a vida
e a obra de Fiódor Dostoiévski, é a palavra graça. E graça aqui não é um mero
substantivo, é a plena manifestação de Jesus Cristo Senhor na vida pessoal do
escritor em sua fé Ortodoxa.
Dostoiévski é um
guia que leva os miseráveis à salvação. Nele tudo pode ruir, declinar, tanto em
sua vida pessoal quanto na de seus personagens. Permanecem, no entanto, nele,
inabaláveis, as virtudes teologais. A Fé, a Esperança e a Caridade. Ele pode
ter sido um viciado em jogos. Pode ter sido um falido e condenado em muitos
momentos de sua vida. Os personagens de seus livros refletem as tragédias e
multiplicam-na. Cometem erros a mais, assassínios, roubos, luxúrias. Mas a Luz
destaca-se e brilha nas trevas. “Onde abundou o pecado, superabundou a graça.”
No filme “Os
Demônios de São Petersburgo” que retrata períodos da vida do escritor, vemos
esta graça manifesta no exemplo de atitude cristã de Dostoiévski. Ali, como em
seus livros, o romancista mostra as consequências das decisões filosóficas na
ação resultante de quem as tomou. Isto é algo sutil, mas que perpassa obra e
vida do escritor. Por exemplo, ele sempre mostra que o niilismo e o ateísmo
levam a destruição moral e à tragédia existencial. E também, que só a vida
cristã autêntica pode salvar, pelo exemplo e pela ação, a outrem e a
si mesmo; o que é muito nítido em Crime e Castigo e Os Irmãos Karamazovi.
Isto é demonstrado
no filme, numa cena em que ele, já mais velho, tenta convencer estudantes
revolucionários que não será através de sangue derramado que teremos uma
sociedade renovada e justa. Ele conta a eles sua experiência de 10 anos na prisão
da Sibéria e como foi rejeitado por ser intelectual, só vindo a convencer os
seus camaradas de prisão (na maioria analfabetos) através do exemplo, quando
salva da morte um dos seu maiores perseguidores e a partir daí passa a ser
respeitado dentro da prisão. Uma cena belíssima que será melhor compreendida ao
ser assistida.
A Graça manifesta-se
novamente em sua vida ao conhecer sua futura esposa Anna Grigorievna.
Quando nos
aprofundamos mais na obra e na vida de Fiódor Mikhailovich Dostoiévski,
compreendemos melhor o que está escrito nas escrituras:
“Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido”
São Mateus cap.18, vers. 11.
Autor: Marcelo Luiz Pereira Neto
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