sábado, 14 de dezembro de 2013

A MÁQUINA, O AMOR É O COMBUSTÍVEL (MARAVILHOSO FILME)


Trecho de abertura narrado por Paulo Autran:

"Lá donde Antonio vem é longe que só a gota. Longe que só a gota no tempo, que é muito mais longe que só a gota do que longe que só a gota no espaço. Porque, vir de longe no espaço é lonjura besta, que qualquer bicho falado derrota. Agora vir de longe, no tempo, é lonjura cabulosa. Lonjura, que prá ficar desimpossível, demora. Lá no tempo de Antonio, o mundo já tinha virado uma doidice. Mas prá se entender direitinho a história da doidice desse tempo, há de se começar do começo, bilhões de anos atrás, quando o mundo foi criado. Tudo era uma seca só, num tinha terra, num tinha céu, num tinha bicho, num tinha gente, num tinha nada. Era só o breu. Aí, Deus foi ficando meio enjoado e decidiu criar o mundo. E pensou assim: 'Vê que besteira minha, por que é que há de ficar tudo sem nada, se eu posso inventar o que eu quiser?' E saiu inventando! Primeiro Deus inventou o tempo, que era prá ter tempo de inventar o resto. Em seguida inventou o céu, que era pra ter onde morar. E como o céu tem que ficar em cima de alguma coisa, Deus inventou a Terra prá botar por debaixo. E aí Deus pensou: 'A Terra vai ficar assim, só com o céu em cima e sem ficar com nada por baixo não é?' E aí ele pegou o inferno e botou debaixo da Terra. No começo, a terra só servia prá isso: prá ficar embaixo do céu e em cima do inferno. Foi então que Deus disse: 'Oxente, já que tem a Terra, eu tenho que botar gente pra morar lá' E foi assim que ele criou a vida! E no que ele criou a vida já criou a morte junto pois tudo que é vivo morre. 'Danosse!' Deus pensou na hora. 'Se todo ser vivo tem nariz, boca, orelha e olho, tem que ter uma serventia pra isso tudo!' Os olhos e o nariz já tinha as dele: os olhos eram prá olharem pro céu, e o nariz prá pessoa respirar enquanto viva, prá parar de respirar, prá poder morrer em paz. Mas carecia arranjar uma utilidade prá boca e prás orelha. E não foi por isso que Deus fez o verbo? Verbo era como Deus chamava as palavra. E Deus haja inventar palavra. 'Montanha, rio, riacho, elefante, jumento, capim, abacate, saputi, laranja cravo.' Mas, como prá cada palavra tinha que ter uma coisa, Deus teve que inventar um monte de coisa, pra ficar uma coisa pra cada palavra. Abacate, saputi, laranja-cravo, capim, elefante, jumento, montanha, rio, riacho. E os homem acharam pouco, e se botaram a inventar mais coisa ainda! Ihh... prego, parafuso, munguzá, picolé... Desde o começo do mundo até o tempo de Antonio, muita palavra se inventou, muita coisa aconteceu, muito tempo teve que passar até chegar o dia do tempo dele. Mas o tempo de Antonio, assim conhecido desse jeito, o tempo de Antonio, como foi chamado esse tempo, o tempo de Antonio começou no dia em que Antonio veio ao mundo".







segunda-feira, 28 de outubro de 2013

TOMÁS LUIS DE VICTÓRIA - O COMPOSITOR DE DEUS

Video 1


Video 2

Video 3



Tomás Luis de Victoria (ÁvilaEspanha1548 - Madri, Espanha, 1611) foi um compositor sacro espanhol que formou, com Giovanni Palestrina e Orlando di Lasso, a tríade que dominou a música quinhentista.
Teve as primeiras aulas de música como coralista de catedral. Enviado a Roma (1565) por Filipe II, a fim de se preparar para o sacerdócio no Collegium Germanicum, estudou com Palestrina, a quem sucedeu na direção musical do Seminário Romano (1573). Assumiu (1578) como assistente de são Filipe Nericomo capelão na igreja de San Girolamo della Carità e, mais tarde, passou ao serviço da imperatriz Maria, viúva de Maximiliano II da Alemanha. Entrou para oconvento de las Descalzas Reales, em Madri (1584), onde se tornou mestre de capela e organista (1594) e ficaria até sua morte.
Sua produção conhecida compreende 21 missas e 44 motetes, além de magnificats, missas fúnebres, salmoshinos e composições para a semana santa, como Improperia e Lamentações de Jeremias. Em seu último trabalho, o réquiem em memória da imperatriz (1605), o emprego de contrastes tonais antecipa concepções harmônicas do barroco.



domingo, 27 de outubro de 2013

MORGAN WEISTLING - UM MESTRE AMERICANO

   


                 





          







          

             

         



                                                      End of Harvest


                                            Ther Barn Dance


                                            The Fishing Hole


                                                     The Doll Laundry

                                                 
                                                       Alice
            
                                                       The First Dance















Voltaremos a postar este pintor...


domingo, 11 de agosto de 2013

CONFUCIONISMO, VALORES UNIVERSAIS.

A concepção dos valores de Confúcio é baseada em sua crença no Céu.


"O Céu engendrou em mim a virtude"(Analectos,VII,22).
"Não dirijo nenhuma censura ao Céu. Censuro apenas os homens. Meu espirito é da terra, mas minha alma eleva-se mais alto. Só o Céu me conhece."
"O homem verdadeiramente humano serve ao Céu como aos seus Pais; e serve a seus Pais como ao Céu."
Confúcio insiste nos deveres morais dos homens entre si.



        

TAOISMO: segundo o grande jurista chinês John Wu.

 Conforme um grande jurista chinês do começo do séc. XX, John Wu, o ensinamento do taoismo pode ser expresso no seguinte texto citado em seu livro "Para Além do Oriente e do Ocidente":
Lao Tse.


"O sentido fundamental do tempo é evocar a eternidade; o da viagem é evocar o lar; o do conhecimento é evocar a ignorância; o da ciência e da arte é evocar o Mistério; o da duração do tempo é evocar a rapidez da vida; o da grandeza humana é evocar a humildade; o da complexidade e sutiliza é evocar a simplicidade; o da pluralidade é evocar a unidade; o da guerra é evocar a paz; o do cosmo é evocar o além. A viagem em si mesma não é dolorosa; mas entregar-se a viagem a ponto de esquecer seu destino é fazer nascer uma tragédia."

Lao Tse.


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

"CRIME E CASTIGO" DE DOSTOIEVSKI E A TRAGÉDIA DA DESMEDIDA AMBIÇÃO HUMANA.

O documentário do link abaixo leva o ouvinte a entender o objetivo de Dostoievski e sua obra, trazendo à tona os meandros filosóficos abordados pelo autor. Clique no link abaixo: 
http://www.youtube.com/watch?v=7KI5QkzOOn0



                        

quinta-feira, 25 de julho de 2013

GIOVANNI PIERLUIGI DA PALESTRINA -FILME/CORO

Para os amantes da música sacra e erudita, eis aqui o maior dos compositores anteriores a Bach. Palestrina, o "príncipe da música", na comemoração de seus 400 anos. Viveu dos anos 1525 à 1594. Somos colocados numa atmosfera celestial ao ouvirmos sua música. Louvor e glória a Deus.

Giovanni Pierluigi da Palestrina
                                           
                                                               
      Partitura antiga da Missa Papae Marcelli 
                  
                             

domingo, 14 de julho de 2013

NIKOLAY BOGDANOV-BELSKY- MAGNÍFICO - RUSSO - PINTURAS

Conheça a alma da Russia com o magnífico pintor Nikolay Bogdanov-Belsky que nasceu em 1868 numa aldeia em Smolesk Governorate. Estudou na Academia Imperial de São Petersburgo. Trabalhou em Paris na década de 1890. Tornou-se membro de várias sociedades proeminentes. Pintou sobre a educação de crianças camponesas e estudos sobre paisagens impressionistas. Morreu em Berlim em 1945.











Domingo de leitura em uma escola da aldeia. 1895



            Balalaica 
          

Contando em suas cabeças.



       

          





          

                 
                      Fazendo a lição
                      

     

          
 Na Igreja. 

























  








Faremos outras postagens de Nikolay Bogdanov
-Belsky.